9 curiosidades da história do Rock in Rio - Morcegão FM - O Rock e o Blues com Atitude - A rádio pra você que gosta de rock

Após ser adiado por causa da pandemia, o Rock in Rio está programado para os dias 2,3,4,8,9,10 e 11 de setembro de 2022.

Até agora, os organizadores do Rock in Rio já confirmaram as seguintes atrações: Iron Maiden, Megadeth, Dream Theater e Sepultura + Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 2 de setembro); Post Malone, Jason Derulo, Marshmello e Alok  (3 de setembro); Justin Bieber, Demi Lovato e Iza (4 de setembro); Joss Stone, Corine Bailey Rae, Gloria Groove e Duda Beat (8 de setembro); Ivete Sangalo (11 de setembro).

Enquanto aguardamos outras atrações do Rock in Rio, nós da Rádio Morcegão FM separamos algumas curiosidades do festival.

20 edições

Desde sua estreia, em 1985, o Rock in Rio já contou com 20 edições. Apesar do nome, nem todo festival aconteceu na cidade fluminense.

Foram 8 edições no Rio, 8 em Lisboa (Portugal), 3 em Madri (Espanha) e 1 em Las Vegas, Estados Unidos.

Estreia dos gringos

O Rock in Rio foi palco da primeira vez de muitas bandas estrangeiras em solo brasileiro. Em 1985, por exemplo, Iron Maiden, Scorpions, Ozzy Osbourne, Yes, Whitesnake e Rod Stewart fizeram sua estreia no Brasil.

Peladão

Em 2001, na terceira edição do Rock in Rio, uma polêmica tomou conta do show do Queens of the Stone Age.

O baixista Nick Oliveri surpreendeu o público ao entrar pelado no palco, ‘coberto’ apenas pelo instrumento musical. 

Primeiro show do Rock in Rio

Muitos shows ficaram marcados na história do Rock in Rio, como a apresentação memorável do Queen ou então o show de Carlinhos Brown, em que boa parte do público o vaiou e jogou garrafas d’água no palco. Mas quem sabe quem fez o primeiro show do festival?

Em 11 de janeiro de 1985, Ney Matogrosso foi o primeiro artista a cantar no Rock in Rio. A música escolhida para abrir o show foi ‘Desperta, América do Sul’.

Números do Rock in Rio 2019

A última edição do Rock in Rio, em 2019, contou com 7 palcos em uma área de 385 mil m², no Parque Olímpico do Rio. Mais de 20 mil pessoas trabalharam no evento.

Menor público do Rock in Rio

Enquanto o festival no Rio é um sucesso, nos Estados Unidos o público decepcionou. A edição de 2015, em Las Vegas, foi a que teve o menor público na história: 172 mil pessoas nos 4 dias de festival.

Maior público

O primeiro Rock in Rio está na história até hoje. Além de grandes shows, o evento que aconteceu em Jacarepaguá reuniu 1,38 milhão de pessoas. 

No estádio

O Rock in Rio também foi para dentro do estádio. A Edição de 1991 aconteceu no Maracanã. Foram 9 dias de show com várias atrações, como Guns n’ Roses.

Show de 5 minutos

Ainda no Maracanã, o cantor Lobão estava programado para entrar depois do Sepultura e antes do Megadeth. A noite era de rock, mas o brasileiro apareceu acompanhado de uma escola de samba. Após muitas vaias, ele abandonou o palco após pouco mais de 5 minutos de show.