Os Caóticos Momentos de Kirk Hammett Salvando o Set do Metallica no Festival - Morcegão FM - O Rock e o Blues com Atitude - A rádio pra você que gosta de rock

Kirk Hammett relembrou as horas frenéticas que passou tentando salvar o show principal do Metallica no festival Download do Reino Unido, em 2004, após Lars Ulrich adoecer.

O baterista teve que ser levado ao hospital depois de se sobrecarregar de trabalho e pressões emocionais; e embora tenha sido liberado posteriormente, seus companheiros de banda se viram nos bastidores do evento, sendo aconselhados a cancelar sua apresentação planejada.

 

“Quando coisas assim acontecem, eu não sei por que, mas a responsabilidade parece cair sobre mim!” disse Hammett ao The Guardian em uma entrevista recente. “Eu não pude fazer nada nas próximas três horas, exceto conversar com bateristas. Lembro de ver [Dimebag do Pantera] acenar para mim de longe nos bastidores; olhei para ele e murmurei: ‘Estamos completamente ferrados.’ Ele veio rindo e simplesmente disse: ‘Vocês vão dar conta.’ E foi a última vez que vi o Dime [antes de sua morte]. Ainda me arrependo de não ter tirado um tempo para ter uma conversa completa com ele.” Dave Lombardo, então baterista do Slayer, estava nos bastidores quando o empresário da banda disse a ele que Ulrich não poderia fazer o show. “Eles me disseram que ele estava bem, mas precisava ir para o hospital, então eu disse: ‘Eu adoraria ajudar'”, disse Lombardo. “Me deram um pequeno tocador de CD para ouvir as músicas e me familiarizar com elas. Felizmente, eles também tinham o Joey Jordison do Slipknot, que eu ouvi dizer que tocou em uma banda cover do Metallica quando era mais jovem.”

 

Jordison – falecido em 2021 – ensaiou com Hammett, James Hetfield e o baixista recém-contratado do Metallica, Robert Trujillo, durante a parte da tarde antes de tocar a das músicas em um show de uma hora à noite. “O Joey conseguia tocar de tudo”, disse Hammett. “Lembro de dizer a ele: ‘Cara, você vai ter que tocar várias dessas músicas hoje à noite…’ Ele ficou muito animado, estava tão feliz. No final do show, eu olhei para o Joey no palco e perguntei se ele poderia tocar ‘Enter Sandman’. E eu vi através de sua máscara [do Slipknot] que ele tinha lágrimas nos dois olhos. Ele estava chorando porque significava muito para ele tocar ‘Sandman’ conosco no Download. Nunca vou esquecer isso.” O Metallica havia feito uma aparição secreta no Download no ano anterior. “Eu não gosto de ‘caos’ total, mas sou louco por ‘pandemônio’ – eu me divirto de uma forma estranha com isso!” relatou Hammett. “Tentamos mantê-lo o mais secreto possível, e fizemos um trabalho realmente bom até cerca de 45 minutos antes. Cobrimos todos os logotipos em nossa bateria e tudo mais, e sabe qual foi a única coisa que nos entregou? As pessoas reconheceram nossa equipe e nossos técnicos! Subimos ao palco e foi uma explosão de energia. Ainda falamos sobre aquele show até hoje.”