A equipe que organiza o espólio de David Bowie nos brindou essa semana com duas faixas inéditas, “Karma Man” e “Silly Boy Blue”. Ambas as músicas aparecerão em um novo álbum intitulado “Toy”.
O álbum perdido como é conhecido pelos fãs do cantor foi gravado em 2000, mas devido a uma disputa de Bowie com sua gravadora na época, a Vingin, o trabalho ficou “perdido” e só agora com o impasse resolvido pode ser lançado.
Gravada pela primeira vez em setembro de 1967, “Karma Man” estreou no programa de John Peel na BBC Radio 1 em 1968, antes de ser lançada oficialmente na compilação de 1970 The World of David Bowie . Bowie regravou a música mais de três décadas depois, em 2000, apoiado por sua banda de Glastonbury composta por Mark Plati, Sterling Campbell, Gail Ann Dorsey, Earl Slick , Mike Garson, Holly Palmer e Emm Gryner.
“Karma Man é notável pelas linhas de abertura e fechamento do trompetista Cuong Vu”, disse Plati, que coproduziu e mixou “Toy”, e especialmente pelos gloriosos backing vocals de Holly Palmer, Emm Gryner e Lisa Germano. Quando ouvi novamente essas faixas, o som do outono de 2000 saiu dos alto-falantes com uma música que eu não ouvia desde então. Não tenho muito orgulho de dizer que eu derramei algumas lágrimas, algo que aconteceu algumas vezes enquanto realizava a mixagem.”
A outra música, “Silly Boy Blue”, também chegou originalmente em 1967. Ela apareceu no álbum de estreia autointitulado de Bowie e, como com “Karma Man”, revelou seu interesse pela cultura tibetana. Você pode ouvir as duas músicas abaixo.
“Toy” será incluído na próxima caixa de David Bowie Five: Brilliant Adventure (1992 – 2001), a quinta parcela da série de coleções de carreira do falecido cantor. Five, que está programado para ser lançado em 26 de novembro, inclui versões remasterizadas recentemente de Black Tie White Noise , The Buddha of Suburbia, 1. Outside , Earthling e ‘Hours …’ , um álbum ao vivo expandido, BBC Radio Theatre, Londres , 27 de junho de 2000 e Re: Call 5, uma coleção versão alternativa, lados B e trilhas sonoras.