Spotify está removendo as músicas de Young do catálogo. A empresa divulgou um comunicado observando: “Queremos que todo o conteúdo de música e áudio do mundo esteja disponível para os usuários do Spotify. Com isso, vem uma grande responsabilidade em equilibrar a segurança dos ouvintes e a liberdade dos criadores. Removemos mais de 20.000 episódios de podcast relacionados ao COVID-19 desde o início da pandemia. Lamentamos a decisão de Neil de remover todas as suas músicas do Spotify, mas esperamos recebê-lo de volta em breve.”
“Estou fazendo isso porque o Spotify está espalhando informações falsas sobre vacinas e potencialmente causando a morte daqueles que acreditam que a desinformação está sendo espalhada por eles”, escreveu o roqueiro em uma carta aberta à sua agência e gravadora. “Por favor, aja imediatamente hoje e me mantenha informado sobre o cronograma.”
“Quero que você avise o Spotify imediatamente HOJE que quero todas as minhas músicas fora da plataforma deles. Eles podem ter [Joe] Rogan ou Young. Não os dois”, continuou Young, referindo-se ao popular podcast The Joe Rogan Experience , que foi criticado por propagar a desinformação sobre as vacinas em entrevistas feitas por seu anfitrião e também por convidados.
Esta não é a primeira vez que Young remove seu material do site de streaming. Em 2015, o Rock & Roll Hall of Famer retirou suas músicas do Spotify e de outras plataformas em protesto pela baixa qualidade de áudio do streaming. “Não preciso que minha música seja desvalorizada pela pior qualidade da história da transmissão ou qualquer outra forma de distribuição”, disse em entrevista na época. “Eu não me sinto bem permitindo que isso seja vendido para meus fãs. É ruim para a minha música.”
Young mais tarde devolveu seu catálogo aos principais sites de streaming, incluindo o Spotify, em 2016.
O famoso cantor e compositor tem sido um defensor vocal das vacinas durante a pandemia de COVID. Young declarou anteriormente que não voltará a fazer turnês até que ele e seu público possam se sentir seguros nos shows. “Não quero colocar as pessoas em perigo”, explicou em dezembro de 2021. “Não quero que as pessoas me vejam lá fora e pensem que acho que está tudo bem. Não acho que está tudo bem.”
Rogan, por sua vez, tem sido um para-raios de controvérsia, especialmente no que se refere à pandemia. Em dezembro de 2021, 270 médicos, cientistas e especialistas médicos assinaram uma carta aberta pedindo ao Spotify que retirasse The Joe Rogan Experience devido às “teorias da conspiração infundadas” do apresentador e “sobre o histórico de transmissão de desinformação”. Spotify é a casa exclusiva do podcast.