Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, morre aos 50 anos - Morcegão FM - O Rock e o Blues com Atitude - A rádio pra você que gosta de rock

Notícia da morte de Taylor Hawkins foi confirmadas pelo Foo Fighters nas redes sociais

O Foo Fighters anunciou, no dia 23/05, a morte do baterista de longa data Taylor Hawkins. Ele tinha 50 anos e um carisma que vai ficar para sempre na memória de todos.

Em um comunicado divulgado nas redes sociais, a banda disse: “A família Foo Fighters está devastada pela perda trágica e prematura de nosso amado Taylor Hawkins”.

“Seu espírito musical e risada contagiante viverão com todos nós para sempre. Nossos corações estão com sua esposa, filhos e família, e pedimos que sua privacidade seja tratada com o maior respeito neste momento inimaginavelmente difícil”.

A banda deveria tocar no Estéreo Picnic 2022 em Bogata, Colômbia, na sexta-feira 25/03. O site local “Semana” informou que o corpo de Hawkins foi encontrado em seu quarto de hotel ao norte de Bogata. Nenhuma causa de morte foi anunciada. 

Taylor Hawkins nasceu em Fort Worth, Texas, em 17 de fevereiro de 1972. e ganhou destaque em 1995 como baterista da turnê Jagged Litte Pill de Alanis Morissette . 

“Alanis tinha acabado de fazer esse disco e ela precisava de uma banda” , disse ele em entrevista dada em 2019 . “Então ela me contratou como baterista e meio que me encarregou de juntar a banda. Ela saiu para fazer declarações e entrevistas com a imprensa, depois voltou e nunca mais parou.”

“Tive a sorte de estar realmente do lado de fora do olho do furacão”, continuou ele. “Alanis estava vivendo um momento muito complicado… era demais. Quando você é o nome do ano, há muita pressão”.

Em 1997, Hawkins deixou a banda de Morissette para se juntar ao Foo Fighters depois que William Goldsmith deixou a banda devido a problemas com Dave Grohl, Hawkins ocupou esse lugar desde então. Fazendo sua estréia gravada em 1999, There Is Nothing Left to Lose, ele recebeu os créditos de composição em todos os álbuns subsequentes do Foo Fighters.  

Enquanto o Foo Fighters é a banda de Dave Grohl , Hawkins era um óbvio segundo em comando. Um baterista com o tipo de habilidade para igualar seu chefe, frequentemente fazia parceria com Grohl quando a banda era entrevistada, e a estranha química da dupla no palco era baseada principalmente em sua amizade fora do palco. 

“Apesar de todas as nossas provações e tribulações, Dave é como um irmão”, disse Hawkins. “Quando entramos no palco, toda vez que acenamos, olhamos um para o outro e dizemos ‘Tudo bem, aqui vamos nós’. Estamos entrando no ringue juntos.”

Hawkins também colaborou com vários outros músicos. NHC (Navarro Hawkins Chaney), reuniu a seção rítmica de Morissette com o homem que Hawkins chamou de “o melhor guitarrista solo do rock alternativo”, Dave Navarro, do Jane’s Addiction , que tocou na versão de estúdio do mega-hit de Morissette de 1995, You Oughta Know .

Sua própria banda, Taylor Hawkins And The Coattail Riders. lançou três álbuns. O mais recente, Get the Money , de 2019, contou com uma série de superstars, incluindo Grohl,  Roger Taylor,  Joe Walsh , LeAnn Rimes, Nancy Wilson,  Duff McKagan,  Steve Jones e  Chrissie Hynde .

Hawkins também lançou sucessos como The Birds Of Satan , outro projeto de estrelas, que prestou homenagem às bandas de rock dos anos setenta com as quais Hawkins cresceu e sua “banda de casamento profissional” Chevy Metal.

“A principal coisa que aprendi com Dave é que é difícil chegar onde estamos”, disse Hawkins. “Há muita sorte, muitas outras coisas além da música que explicam por que estamos aqui. Claro que nos saímos bem, mas a chave é nunca acreditar no hype e permanecer humilde.”