A esta altura, dezenas de milhares de palavras foram escritas sobre a flagrante falta de baixo no álbum do Metallica de 1988,… And Justice for All, e os maus-tratos que o baixista recém-recrutado Jason Newsted sofreu nas mãos de seus companheiros de banda na sequência da morte de Cliff Burton.
Jason Newsted agora admitiu que não ficou feliz quando ouviu o LP pela primeira vez, cuja mistura pesada de bateria e guitarra praticamente eliminaram suas contribuições.
“Eu estava fodido!” Newsted disse à Metal Hammer em uma nova entrevista. “Você está brincando comigo? Eu estava pronto para ir para as cabeças, cara!”
Newsted se lembra de ter ido ao estúdio One on One de Los Angeles para gravar suas partes de baixo e descobrir que nem seus colegas de banda nem o produtor Flemming Rasmussen tinham aparecido. Embora ele não achasse isso incomum na época, ele disse o seguinte… “Eu estava louco porque realmente pensei que tinha me saído bem”, disse ele. “E eu pensei que tinha tocado como deveria.”
O Metallica contratou Jason Newsted depois que Burton morreu em um acidente de ônibus na Suécia em 1986, enquanto preparava seu terceiro álbum, Master of Puppets. James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett enganaram Newsted impiedosamente, com Hetfield admitindo mais tarde para a MTV que eles “sofreram por meio de Jason”.
Até hoje, Hetfield e Ulrich mostram pouco remorso pela mixagem de Justice, com Hetfield citando interferências frequentes como o motivo para derrubar Newsted. “Jason tendia a dobrar minhas partes de guitarra base”, disse ele ao Guitar World em 2008, “então era difícil dizer onde minha guitarra começava e seu baixo parava.”
Newsted disse, em retrospectiva, à Metal Hammer que não é nenhuma surpresa que Hetfield e Ulrich deram todas as cartas durante a gravação de Justice. “Lars e James eram a dupla original da banda de garagem, no que diz respeito a isso”, disse ele. “Eles sempre fizeram as gravações dessa maneira, da [fita demo de 1982] No Life ‘Til Leather, era Lars e James, guitarra e bateria. Na fita No Life’ Til Leather original – se por acaso você vir uma cópia real ou uma foto de uma cópia real – você vai encontrar na caligrafia de Lars ‘Abaixe o baixo no estéreo.’
Newsted acabou saindo do Metallica em 2001, em meio às tumultuadas sessões de St. Anger. Apesar de sua fúria inicial com a mixagem de And Justice for All, o baixista disse em 2013 que era “água sob a ponte”, atribuindo isso à sua própria inexperiência e um cronograma de gravação disfuncional. “Eu simplesmente sabia tocar baixo muito rápido como uma guitarra – basicamente todo mundo tocando a mesma coisa como uma parede sônica”, disse ele. “Então acabou com tudo na mesma frequência, meu baixo e a guitarra de James lutando pela mesma frequência.”
“Se eu soubesse o que sei agora, teria sido diferente, mas se tornou um álbum clássico pelo que foi”, acrescentou. “Capturamos um momento no tempo e isso é tudo. Eu costumava ficar chateado com isso naquela época, mas isso foi há muito tempo.