Surgido nos anos 50, o rock n roll como uma dança e um ritmo, assim como o twist. Na década seguinte, por outro lado, comportamento e uma filosofia de vida. O conceito de rock foi se transformando ao longo do tempo até que ficou confuso.
E quem melhor para responder, afinal, o que é rock ‘n’ roll do que a banda que melhor o personifica: os Rolling Stones? Mais especificamente Mick Jagger, que fez parte de cada um dos 60 anos de sua história.
Em entrevista para a Rolling Stone em 1995, Mick Jagger encarou o desafio de definir o que é rock. Do ponto de vista musical, a resposta foi: “O Rock n roll é essas coisas todas: energia, agressividade, angústia, entusiasmo, e uma certa espontaneidade. É muito emocional.”.
Quando se trata de como o rock deve ser cantado, a maior autoridade do planeta no assunto respondeu que “tem que ser cantado com aquela energia jovial Porque a juventude também tem seu lado mórbido, letárgico e rebelde. Por isso, tem que ser cantado com um certo tipo de agressividade.”.
Para fechar com chave de ouro, ele citou a letra de um clássico dos Rolling Stones: “É como diz a primeira parte da letra de ‘It’s Only Rock and Roll’: ‘Se eu pudesse enfiar uma caneta no meu coração, e deixar escorrer por todo o palco… Isso te satisfaria? Isso te passaria batido? Você acharia aquele garoto estranho? Não é ele estranho?”.